A História de Capital Revelada – Parte III

CR-capa-menor
Uma relação abusiva, uma tentativa de suicídio…

Antes de tudo: esta parte aqui é spoiler-heavy de Capital Revelada.

Terminando a saga: nos últimos posts vimos as duas primeiras versões que a história de Marcos e Luiz teve. Agora está na hora de terminar. Lembrando que eu terminei o último post declarando que amassei e joguei toda a Tetralogia da Pescadora fora, e Marcos e Luiz ficaram no limbo de novo.

Até que eu estava chegando ao fim da faculdade de História e comecei a estagiar na Marinha. Foi o ambiente esquisito, formal e sombrio do Arquivo da Marinha que me fez repensar o enredo todo, e foi um tombo – um tombo que eu tomei na Rio Branco, às cinco e meia da tarde – que me impulsionou a escrever.

Deixa eu explicar.

Eu trabalhava feito um condenado na época. Sempre gostei disso de dar tudo de si: eu chegava no horário certo, implorava por faina, fazia tudo, pedia por mais e sinceramente me divertia trabalhando com os arquivos. Eu recuperava pessoas mortas e esquecidas há muito, ajudava as pessoas, mantinha memórias vivas. Comia comida questionável, lidava com fantasmas, via navios, aprendia sobre hierarquia militar, aprendia com meus superiores. Era ótimo.

ilha
Tá vendo aquela ponte que leva à Ilha das Cobras? Tá vendo a primeira construção à esquerda da ponte? Pequenininha – lá é o Arquivo da Marinha e eu trabalhava lá.

Vou abrir mais uns parênteses.

O Arquivo da Marinha é meio assombrado. Já ouvi gritos vindos de lugar nenhum – e juro pela minha mãezinha –, já me contaram de verem vultos; me falaram que o fantasma de uma comandante ronda aquelas salas. E também- trabalhar com a História te deixa meio sensível a essas coisas. Você procura a história de vida do 1º Tenente Médico Abel Coelho e descobre que ele sofreu um ataque cardíaco e faleceu em Ladário, e se sente muito triste porque ele já era seu companheiro de pesquisa há muito tempo…

Voltando. Para o tombo. É.

Eu tomei aquele tombo terrível enquanto voltava do serviço, cheio de coisas na mochila. Tropecei na junção da Rio Branco com a Av. Nilo Peçanha e fui direto ao chão, tal qual manga madura. Só que eu, maroto e malandro, pra evitar virar chacota em pleno horário de rush, decidi não me levantar. Caí de maduro e fiquei. E aí todo mundo ficou preocupado comigo; um velhinho veio me acudir e perguntou se eu estava bem, se tinha desmaiado. Estava tudo bem. Só que no dia seguinte eu teria serviço e estava todo ralado.

No dia seguinte, fui trabalhar sentindo que estava moído. Por causa dos joelhos roxos e ralados, mal conseguia me agachar para pegar coisas. Os cotovelos feridos, dobrá-los era difícil. E meu queixo também estava com um band-aid nele.

E foi ótimo.

Pensei: nossa, imagina só o Marcos tendo que trabalhar todo ferrado, todo dolorido, depois de uma noite de caça. Que fantástico seria. Que nem eu estou me sentindo agora…

E aí comecei a desenvolver e melhorar o enredo… eu precisava adaptá-lo para a minha realidade, que era de estudante-quase-formado-provavelmente-desempregado-se-tornando-adulto.

Luiz seria um estudante de História da UERJ. Marcos fingiria ser estudante de Enfermagem, mas, na verdade, nem teria terminado o Ensino Médio. O restaurante Akiyama existia desde a segunda encarnação da história, então botei ele também – seria onde os três primos trabalhariam. E eu faria uma sincera homenagem o meu passado: o antagonista/anti-vilão da vez era ninguém mais do que Yasunori Kurosawa, espírito/candjô perturbado por nunca ter se despedido de Kazuo Aoshima – este que tinha sido Susumu Nakahara; o nome trocado foi porque criei outro personagem chamado Susumu nesse meio-tempo e ele aparece em Capital Revelada também, além de que não gosto do nome Nakahara e quis fazer um tema de cores: Kurosawa, pântano preto; Aoshima, ilha azul.

Mudei também as personagens da Camila/Yumiko e Milena/Sanae: Camila seria só uma caçadora normal (e a pessoa mais bem ajustada), e Milena teria uma segunda face. Ela é inspirada em uma garota que foi muito amiga minha e que, imagino, ferida pela minha incapacidade de corresponder aos seus sentimentos, decidiu se afastar em definitivo de mim.

Minhas inspirações da vez foram os livros do Haruki Murakami e do Kinoko Nasu, em especial o segundo de Kara no Kyoukai. KnK, aliás, também serviu como inspiração estética – o OVA é muito, muito bom – assim como o erótico-grotesco de Suehiro Maruo. Em música, posso citar principalmente Kenshi Yonezu e Daoko. Fora as influências óbvias de Teito Monogatari.

tumblr_mnj8kqTDpb1sqvrkno1_500
O Vampiro que Ri de Suehiro Maruo.

A ideia seria contar uma história calma, mais sobre dois rapazes – e, como secundárias, duas moças – que precisam se tornar adultos e se soltar de suas famílias e menos sobre PORRADARIA!!! AÇÃO!!! FANTASIA!!!. Mais sobre um romance entre os dois protagonistas em meio a um mistério e menos sobre coisas grandiosas e épicas. É o tipo de coisa que eu gosto de ler e que acho que talvez alguns leitores vão se identificar…

Acho que ficou legal.

E lembram da última cena de Capital Revelada? Da mulher misteriosa e do garoto que a acompanha no Arquivo do Exército?

Então. Essa é a Pescadora.

Acho que as coisas ficarão very nice, very nice, very nice…

Deixe um comentário

