[RESENHA] Missão Pré-Sal 2025 – Vivianne Geber

Missão pré-sal 2025Título: Missão Pré-Sal 2025
Autoria: Vivianne Geber
Editora: Record
Nº de páginas: 252
Gênero: Thriller | Ficção policial | Militar
Nota: ★★★★⛥

 

 

 

Londres, segunda década do século XXI. Rodolfo Ruppel, oficial da Marinha brasileira, é enviado à capital britânica numa missão secreta, sob o pretexto de participar de evento de uma empresa especializada em defesa naval. Viaja com a esposa, Carla, e pretende aproveitar a oportunidade para tentar reinventar o casamento já desgastado.
Pouco lhe é informado acerca da missão, mas sabe que terá de recapturar informações roubadas sobre o ambicioso Projeto Pré-Sal 2025, grande conquista tecnológica da Marinha brasileira: um submarino híbrido, semidiesel, seminuclear – a arma capaz de alçar o país à elite militar mundial –, cujo principal objetivo era a defesa do pré-sal brasileiro.
As instruções, criptografadas em Os girassóis, de Vincent Van Gogh, envolvem Ruppel em uma rede de alianças e traições, trama intrincada em que conhece a misteriosa e sedutora engenheira naval Victoria Borges, que o conduzirá a um mundo de prazer e perigo até então desconhecido.

IMPRESSIONANTE.

Me interessei pelo livro por ser um thriller policial/de espionagem e pela autora ser de Marinha e mandei ver. O enredo está bem resumido na sinopse: Rodolfo Ruppel, capitão-de-corveta, é mandado para Londres com a esposa Carla para resolver uma missão importante e secreta. Coisas acontecem. E quanta coisa acontece! Esse é o primeiro thriller do tipo que leio, e definitivamente me animou tanto para ler mais coisas do gênero quanto coisas da autora.

A escrita dela é fácil e fluida, bem direta ao ponto. No início tive dificuldades de acompanhar o enredo, porque é MUITO personagem em mais ou menos 230 páginas de livro (devem ter mais de 20, de uns três grupos diferentes e antagônicos que se entrelaçam), mas logo consegui me achar e a leitura foi direto, mas sempre prestando muita atenção, porque é muita coisa que acontece. Mas logo o ritmo da leitura se ajeita, você se acostuma com as tramas dentro das tramas, as traições, as surpresas e os sustos, e consegue acompanhar direito.

Gostei muito dos personagens, em especial da Victoria. A orelha diz que ela é sedutora, mas a achei muito fofa, muito determinada, muito guerreira (e acho que o Ruppel a seduz mais do que o contrário… hahaha). Apesar de não termos muito tempo com outros personagens mais secundários, a maioria deixa um gosto de quero-mais (será que o Português volta? Ele foi meu personagem secundário favorito). E claro que o enredo não termina por aí. As pontas ficam e o mistério continua.

(Vou falar que já esperava que AQUELE PERSONAGEM fosse culpado – logo nas primeiras páginas pensei “essa pessoa aí não é boa. Alguma coisa vai acontecer…”)

E dá para ver como a autora se dedica à Marinha: tudo é minuciosamente explicado; todos os projetos citados (fictícios ou não), todos os departamentos e diretorias, todos os serviços lá dentro; até aparece uma citação à Amazônia Azul! Muito interessante vendo que dificilmente as FAs aparecem na literatura brasileira como protagonistas (e militares como personagens, bons e maus, como no livro de Geber) e, quando aparecem, geralmente é o Exército. Acho que essa é a primeira vez que vejo um livro onde a Marinha tem papel principal publicado por uma editora civil. Espero que mais venham!

A única coisa que critico é a revisão: deixaram passar coisas como frases sem pontos finais, vírgulas no lugar de pontos e vírgulas, essas coisas pequenas. Mas fui muito instigado pelo enredo, pelos personagens carismáticos, por tudo, de forma que vou acompanhar se rolar uma continuação, se a autora continuar escrevendo livros.

(Será que rola do DPHDM aparecer numa continuação? Acho que o pessoal da História poderia ajudar com as investigações… hahaha)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s